Presidentes da Câmara assumiram o cargo de prefeito ao longo da história da cidade

Com o futuro incerto, Petrópolis a partir do dia 1º de janeiro de 2021, será administrado pelo presidente da Câmara Municipal, eleito entre os 15 vereadores para legislatura de 2021 a 2024.

Esta situação faz com que a cidade volte ao passado ou, reviva, momentos quando o município era administrado pelo presidente da Câmara Municipal.

Um dos momentos que um vereador assumiu o cargo de prefeito aconteceu durante o governo do ex-prefeito Sergio Fadel, quando ele teve o mandato cassado pelos vereadores e o então presidente da Câmara, o ex-vereador Jorge Barenco assumiu o cargo de prefeito por cerca de 48 horas.

Antes dele, o vereador Jaime Justo da Silva administrou o município por nove dias (23 a 31 de janeiro de 1951), substituindo o prefeito Flávio Castrioto, eleito deputado federal. Antes dele, o então presidente da Câmara, vereador Paulo Cordovil Mauriti assumiu a Prefeitura por apenas 23 dias em 1949 durante o governo de Flávio Castrioto.

Apenas dois presidentes da Câmara ficaram mais tempo no cargo de prefeito em Petrópolis. O vereador Francisco de Avelar Figueira de Melo ficou no cargo de prefeito entre 30 de abril de 1926 a 10 de janeiro de 1927. Já o vereador José de Barros Franco Júnior foi prefeito interino entre 30 de agosto de 1921 a 6 de maio de 1922.

Um dos fatos interessantes da história dos prefeitos de Petrópolis. Foi a eleição do senador Joaquim Moreira, que eleito prefeito, administrava a cidade apenas durante o recesso do Senado. O restante do período era o presidente da Câmara que ficava a frente da administração municipal, que foi de 1924 a 1927. Nesse período quem os presidentes da Câmara que assumiu a Prefeitura foram: Oscar de Azevedo, Henrique Jorge, Ernesto Crissiúma e Francisco de Avelar Figueira de Melo.

Esta entrada foi publicada em História e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *