Concerto do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis

No próximo dia 28 de maio, às 19h30, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) apresentará um Concerto que contemplará músicas sacras e populares na Igreja do Sagrado Coração de Jesus dos frades franciscanos da Cidade Imperial. O repertório foi todo inspirado em antigas músicas religiosas e seculares que contempla diversos períodos do coro nos seus mais de trinta anos de história.

Frei Augusto Luiz Gabriel

Através do inciso II da Lei Aldir Blanc do Município, que presta auxílio para a manutenção dos seus espaços culturais, este Concerto é uma contrapartida da verba pública recebida em novembro de 2020, que devido a pandemia, foi adiado. Realizado pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), o evento conta com a parceria do Conselho Municipal de Cultura, Prefeitura de Petrópolis, Instituto Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Para o presidente do IMCP, Frei Marcos Antonio de Andrade, é uma grande alegria poder realizar este concerto neste momento em que os corais dos Canarinhos estão retornando com as atividades presenciais. “Sempre é bom nos reunirmos! Primeiramente, para nos encontrarmos. Depois, para apreciarmos o canto e ouvirmos o que Deus tem a nos falar através da música e das vozes das meninas”, disse. “Com toda certeza será um concerto muito interessante. Programe-se e venha prestigiar”, convidou Frei Marcos.

O concerto será regido pelo maestro Marcelo Vizani e o repertório incluirá composições como a “Ave Maria” de Deborah Lutz, “Regina Caeli” de Ramiro Real, “Canções e momentos” de Milton Nascimento, “Ave Maria no morro” de Erivelton Martins, dentre outras.

Para o regente do Coral das Meninas, depois de dois anos de pandemia, estar voltando a realizar concertos de forma presencial é uma oportunidade especial de manter viva a música. “Também é para fazer com que as pessoas escutem de forma natural nossas vozes. Poder voltar a realizar concertos é inexplicável. Sentir a presença da plateia, os aplausos, a energia, alegria, sorrisos, emoção, é como uma voltar à vida, é uma celebração da vida”, revelou.

 Vizani explica que o concerto será dividido entre músicas sacras e populares. “O repertório foi todo inspirado em músicas antigas que compreende diversos períodos do coro. Existe uma história do Coral das Meninas antes da pandemia e durante, agora com a volta presencial nos lançamos para o futuro. Por isso, pensamos em um repertório misto e de muito bom gosto. Tenho certeza de que o público vai gostar muito”, garantiu.

Segundo o maestro, as músicas trarão à memória das pessoas suas histórias. “Na parte religiosa o público poderá esperar um momento de oração e reflexão. Na parte popular, as lembranças nos remeterão ao antes da pandemia e que agora queremos apresentar como continuidade de vida”, acrescentou.

SOBRE O CORAL DAS MENINAS DOS CANARINHOS

Fundado em 1988, por Frei José Luis Prim, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis possui um repertório de música sacra, folclórica e popular. Em seus mais de 33 anos de história, coleciona apresentações memoráveis e participações em grandes projetos, incluindo turnês pelo Brasil e em Portugal. Entre os destaques da carreira do coral está o lançamento do primeiro CD “Memorare”, em 2015, com regravações e três canções inéditas, compostas especialmente para o álbum. Apenas três maestros estiveram à frente do coral: a professora Silvia Muniz, o maestro Gilberto Bittencourt e, desde 1998, o maestro Marcelo Vizani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.