Vídeos para formação dos catequistas

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de vídeos para auxiliar nos itinerários formativos de catequistas em vista da instituição do Ministério de Catequista.  

Segundo o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a proposta é que os catequistas assistam os vídeos em grupo ou em casa para que depois possam refletir com a coordenação da equipe de formadores da diocese ou paróquia. 

Ele explica que serão disponibilizados gradativamente 12 vídeos para ajudar as coordenações de catequese neste caminho formativo:

“É importante salientar que vamos seguir o caminho formativo do ser do catequista (formação humana e cristã – dimensão vocacional); o saber (catequista como testemunha e guardião da memória de Deus); o saber fazer (catequista como mestre e mistagogo)”, disse.

“Também é importante salientar neste itinerário a boa convivência no grupo de catequistas e comunidade e, por fim, a capacidade de discernir a vontade de Deus em sua missão de transmitir a fé”, afirmou o padre. 

Os vídeos acompanham os temas indicados no subsídio publicado pelas Edições CNBB, o “Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista”, elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

A Comissão com a ajuda de bispos e peritos em catequética elaborou este precioso material que deseja ajudar as arquidioceses e dioceses no processo formativo de seus catequistas em vista da instituição do ministério”, salientou o padre Jânison. 

Mariana Venâncio, assessora da Comissão, explica que no subsídio estão os critérios para o discernimento de quem serão os catequistas instituídos como ministros e também dois itinerários formativos – um para catequistas atuantes e o outro para catequistas iniciantes. 

“No itinerário dos atuantes, prometemos uma série de vídeos para auxiliar no processo e são esses os vídeos que lançaremos a partir de então”, explicou Mariana. 

Os 12 vídeos serão colocados à disposição dos interessados. Eles estarão disponíveis no canal Catequese do Brasil, no YouTube, e nas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional). 

Confira o primeiro vídeo, intitulado “Introdução ao ser do Catequista”:

Foto: www.cnbb.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.